Ucraniano


A Ucrânia é um país bastante novo, tem apenas 30 anos, no entanto, a língua ucraniana está espalhada por todo o mundo e tem ganho bastante fama. É uma língua bonita, parece uma canção, considerando que recebeu um título de um dos idiomas mais melódicos e lindos. A comunidade ucraniana é a terceira maior comunidade de imigrantes em Portugal e a primeira de língua estrangeira. A Ucrânia tem uma das maiores diásporas no mundo inteiro, sendo que os países com mais imigrantes são o Canadá, a Polónia, a Moldávia, os Estados Unidos, o Cazaquistão, a Itália, a Alemanha e a Bielorrússia, entre outros.

Ucraniano é uma língua eslava, derivada do antigo eslavónico. No nível morfológico, tem algumas semelhanças com o russo. Além disso, também tem parecenças fonéticas com a língua servo-croata e partilhe muito do seu vocabulário com o polaco.

Horários 2º Semestre 2021/22

P = Presencial | SP = Semi-Presencial | EaD = Ensino a Distância

P  A1 – sáb. das 9h às 13h | Profª. Anna Kotova | Início a 23/04

 

 

IMPORTANTE: Caso as faculdades voltem a encerrar todas as turmas passarão para EaD durante esse período.

 

É possível abrir uma nova turma, desde que haja o mínimo de 5 alunos interessados.

Anna Kotova

É natural da Ucrânia. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Românicas na Faculdade de Filologia Românica e Tradução — Departamento de Filologia e Tradução Românica e Neogrega — na Universidade Nacional de Linguística de Kyiv, sendo a sua especialização Tradução de Português e Inglês para Ucraniano e vice-versa. No ano Letivo de 2020/2021 obteve uma bolsa de estudos para o curso anual de Língua Portuguesa avançada na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa pelo Instituto Camões. Atualmente leciona Português básico a ucranianos e faz tradução de textos para vários sítios web de Inglês/Ucraniano para Português. Durante o seu percurso académico destaca-se a tradução literária do livro “Uma Aventura Alarmante” de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada e também a tradução de alguns sketches do famoso grupo humorístico “Gato Fedorento” de Português para Ucraniano.