A língua turca (türkçe em turco) é a língua natal de aproximadamente 70 milhões de pessoas na Turquia, bem como de parte das populações de Chipre, da Bulgária e, em menor grau, de Grécia, Roménia e Macedónia. O turco também é falado por milhões de imigrantes na União Europeia e nas Américas.
Ligação para um texto sobre informações úteis do ensino da língua e da cultura turcas.
Horários 1º Semestre 2023/24
P = Presencial | SP = Semi-Presencial | EaD = Ensino a Distância
EaD – A1.1 – 2ª e 4ª das 18h30 às 20h30 | Prof. Ibrahim Aybek
Brevemente mais turmas.
Nota – Desde que exista um nº mínimo de 5 alunos, o ILNOVA pode abrir uma turma em qualquer nível ou curso técnico.
1º Semestre 2023/24
Datas | Horário |
---|---|
Entre 04/02 e 15/02 | A combinar |
NOTA: Os testes de aferição de nível estão a decorrer online.
O pedido deve ser feito com o mínimo de 48h de antecedência, através dum requerimento no site https://inforestudante.ilnova.fcsh.unl.pt/ – poderá especificar o dia e/ou hora a que prefere fazer o teste, sendo que receberá depois a confirmação da marcação. Caso não haja vaga, será sugerido um horário ou dia diferentes.
O pagamento dos 18,50€ do teste é feito através de transferência bancária – os dados estarão disponíveis no final do requerimento, no entanto poderá solicitar os mesmos através do email ilnova@fcsh.unl.pt.
O teste terá a duração máxima de 1 hora.
Este teste não confere a atribuição de um certificado de competência linguística, pois trata-se somente de um teste de aferição.
- LinguaTurca_presentattionILNOVA
- Os dialetos do turco incluem danubiano, eski?ehir, razgrad, dinler, rumeliano, karamanl?, edirne, gaziantep, urfa, goynuk e cipriota.
A tônica geralmente recai no início da palavra. Tal como o finlandêse o húngaro, o turco possui harmonia vocálica: as vogais reconhecidas pelo idioma são divididas em grupos, e somente vogais de um mesmo grupo podem ser utilizadas numa palavra.Gramática
O turco apresenta um grande número de sufixos, mas não usaprefixos. Uma mesma palavra pode ter vários sufixos, que podem ser utilizados para criar uma nova palavra ou para indicar a função gramatical da palavra.
Os substantivos em turco podem receber um sufixo para indicar o possessivo. Eles também podem ser declinados (casos com terminações diferentes) e podem receber sufixos que indicam a pessoa e os transformam em uma frase completa:
Os adjetivos turcos não são declinados (a não ser quando usados como substantivo).
Os verbos turcos são conjugados segundo a pessoa. Podem apresentar-se negativos ou não-potenciais, e também podem ser potenciais. Podem adotar diversas distinções de tempo, disposição e aspecto (progressivo, futuro, inferencial, presente, passado, condicional, imperativo, optativo, necessidade, aoristo):
Os verbos são todos conjugados da mesma forma.
A sintaxe turca é geralmente Sujeito Objeto Verbo, como em japonês e em latim, diferentemente do português.
Imren Gökce nasceu e cresceu em Izmir, Turquia até que decidiu continuar a sua carreira em Portugal. Após completar o seu bacharelato e mestrado em Estudos de Tradução e Interpretação Inglês-Turco na Turquia, terminou também um programa de ensino de turco como língua estrangeira na Universidade e Centro de Pesquisa e Ensino de Línguas Dokuz Eylul em Izmir. Antes de se mudar para Portugal trabalhou como assistente de investigação, tradutora e professora de línguas em diversas instituições.
Atualmente, para além de trabalhar como tradutora e intérprete freelancer, é professora de turco no ILNOVA e encontra-se a frequentar o programa de doutoramento em Estudos de Tradução e Terminologia na FCSH-UNL.
Ibrahim Aybek
QUADROS COMPARATIVOS DOS DIFERENTES EXAMES E NÍVEIS DO CEFR
- O Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR) comum de onde todos os sistemas de níveis de língua partem está aqui: http://www.coe.int/t/dg4/linguistic/Cadre1_en.asp.
- Cada língua tem um sistema de níveis adequado à sua aprendizagem por um falante nativo de Português. No caso do Turco, o quadro de níveis é o seguinte (aplicável a partir de 2016-17):
|