Dinamarquês


O dinamarquês é uma língua escandinava falada na Dinamarca, Alemanha, Groelândia e Ilhas Faroe. Esta língua é muito parecida com o norueguês e o sueco — os falantes de dinamarquês, norueguês e sueco compreendem-se com certa facilidade.

Horários 1º Semestre 2020/21

  • Brevemente

 

Nota – Desde que exista um nº mínimo de 5 alunos, o ILNOVA pode abrir uma turma em qualquer nível ou curso técnico.

1º Semestre 2020/21

  • Brevemente

 

NOTA: O teste de nível tem um custo de 15€ e deverá ser marcado com antecedência através de email ou contacto telefónico. Este teste não confere a atribuição de um certificado de competência linguística, pois trata-se somente de um teste de aferição. O teste demora cerca de 1 hora, incluindo parte escrita e oral.

  • Olá – hej, goddag, dav(s)
  • Adeus – farvel, hej-hej
  • Onde fica…? – hvor ligger…?

… a casa de banho – badeværelset.

… o hospital – hospitalet/sygehuset.

  • Fala (você) espanhol? – taler De spansk?
  • Obrigado! – tak!
  • De nada – tak i lige måde/ingen årsag
  • Quanto custa? – hvor meget koster det?
  • Sim – ja ou jo
  • Não – nej

Os números de um a vinte em dinamarquês são:

en to tre fire fem seks syv otte ni ti elleve tolv tretten fjorten femten seksten sytten atten nitten tyve.

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A fala humana é uma inesgotável riqueza de múltiplos valores. A linguagem é inseparável do homem e segue-o em todos os seus atos. A linguagem é o instrumento graças ao qual o homem modela seu pensamento, seus sentimentos, suas emoções, seus esforços, sua vontade e seus atos, o instrumento graças ao qual ele influencia e é influenciado, a base última e mais profunda da sociedade humana. Mas é também o recurso último e indispensável do homem, seu refúgio nas horas solitárias em que o espírito luta com a existência, e quando o conflito se resolve no monólogo do poeta e na meditação do pensador.
Antes mesmo do primeiro despertar de nossa consciência, as palavras já
ressoavem à nossa volta, prontas para envolver os primeiros germes frágeis de nosso pensamento e a nos acompanhar inseparavelmente através da vida, desde as mais humildes ocupações da vida quotidiana aos momentos mais sublimes e mais íntimos dos quais a vida de todos os dia retira, graças às lembranças encarnadas pela linguagem, força e calor. A linguagem não é um simples acompanhante, mas sim um fio profundamente tecido na trama do pensamento; para o indivíduo, ela é o tesouro da memória e a consciência vigilante transmitida de pai para filho. Para o bem e para o mal, a fala é a marca da pesonalidade, da terra natal e da nação, o título de nobreza da humanidade. O desenvolvimento da linguagem está tão inextrincavelmente ligado ao da personalidade de cada indivíduo, da terra natal, da nação, da humanidade, da própria vida, que é possível indagar-se se ela não passa de um simples reflexo ou se ela não é tudo isso: a própria fonte do desenvolvimento dessas coisas.

Foto SandraProfª Sandra Christina Buchholzer

Licenciada em Psicologia pela Universidade de Copenhaga em 2014.Fez intercâmbio universitário na PUC São Paulo, Brasil em 2008/2009 e fez estágio na Embaixada da Dinamarca em Moçambique em 2010. Em 2011, colaborou com o CEDAPS (Centro de Promoção da Saúde) no Rio de Janeiro, Brasil. Em Copenhaga, deu aulas de Dinamarquês para estrangeiros, desenvolveu vários trabalhos de intérprete de Português e desde 2012, colaborou como Chefe de Projectos em uma agência de tradução.

Mudou-se para Lisboa em 2014.

QUADROS COMPARATIVOS DOS DIFERENTES EXAMES E NÍVEIS DO CEFR

  • O Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR) comum de onde todos os sistemas de níveis de língua partem está aqui: http://www.coe.int/t/dg4/linguistic/Cadre1_en.asp.
  • Cada língua tem um sistema de níveis adequado à sua aprendizagem por um falante nativo de Português. No caso do Dinamarquês, o quadro de níveis é o seguinte (aplicável a partir de 2016-17):
 

  • Dinamarquês A1
  • Dinamarquês A2
  • Dinamarquês B1.1
  • Dinamarquês B1.2
  • Dinamarquês B2.1
  • Dinamarquês B2.2
  • Dinamarquês C1.1
  • Dinamarquês C1.2
  • Dinamarquês C2.1