
O dinamarquês é uma língua escandinava falada na Dinamarca, Alemanha, Groelândia e Ilhas Faroe. Esta língua é muito parecida com o norueguês e o sueco — os falantes de dinamarquês, norueguês e sueco compreendem-se com certa facilidade.
Horários 2º Semestre 2022/23
P = Presencial | SP = Semi-Presencial | EaD = Ensino a Distância
Brevemente.
Nota – Desde que exista um nº mínimo de 5 alunos, o ILNOVA pode abrir uma turma em qualquer nível ou curso técnico.
2º Semestre 2020/21
- Brevemente
NOTA: O teste de nível tem um custo de 18,50€ e deverá ser marcado com antecedência através de email (preferencialmente) ou contacto telefónico.
O teste demora cerca de 1 hora, incluindo parte escrita e oral.
Este teste não confere a atribuição de um certificado de competência linguística, pois trata-se somente de um teste de aferição.
- Olá – hej, goddag, dav(s)
- Adeus – farvel, hej-hej
- Onde fica…? – hvor ligger…?
… a casa de banho – badeværelset.
… o hospital – hospitalet/sygehuset.
- Fala (você) espanhol? – taler De spansk?
- Obrigado! – tak!
- De nada – tak i lige måde/ingen årsag
- Quanto custa? – hvor meget koster det?
- Sim – ja ou jo
- Não – nej
Os números de um a vinte em dinamarquês são:
en to tre fire fem seks syv otte ni ti elleve tolv tretten fjorten femten seksten sytten atten nitten tyve.

Actualmente, está no último ano da licenciatura em Estudos Portugueses e Brasileiros, na Universidade de Copenhaga. O intercâmbio em Lisboa, durante o ano lectivo de 2019/2020, consistiu, inicialmente, num estágio na área da comunicação e finalmente num Erasmus na Universidade NOVA de Lisboa FCSH.
A língua materna é o dinamarquês, mas fala também inglês, alemão e português. A aprendizagem destas línguas permitiu saber e perceber o que é necessário e relevante quando estamos a aprender uma nova língua. O seu trabalho é orientado sobretudo para as áreas de tradução e gramática do português-dinamarquês em ambientes académicos.
QUADROS COMPARATIVOS DOS DIFERENTES EXAMES E NÍVEIS DO CEFR
- O Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR) comum de onde todos os sistemas de níveis de língua partem está aqui: http://www.coe.int/t/dg4/linguistic/Cadre1_en.asp.
- Cada língua tem um sistema de níveis adequado à sua aprendizagem por um falante nativo de Português. No caso do Dinamarquês, o quadro de níveis é o seguinte (aplicável a partir de 2016-17):
|