Inscrições 2º Semestre 24/25
As inscrições para o 2º Semestre 24/25 estão abertas até dia 9 de Fevereiro.
Apresentação
O Árabe ensinado no ILNOVA é o MSA (Modern Standard Arabic), ou Fusha.
A Língua Árabe pertence ao ramo das línguas semitas, do grupo da línguas Afro-asiáticas, é considerada a língua semita que conservou melhor as características da língua semita antiga (fonética, morfologia e gramática). De uma língua local (península arábica) passou a ser através do Alcorão e do Islão uma língua mundial, pois, é falada num território de mais de 13 milhões de quilómetros, da Mauritânia até Omã. A influência do Árabe tocou várias línguas como o Persa, o Urdu, o Suaili, o Berbere, o Pasto, o Bahasa, o Tagique, o Maltes, o Espanhol, o Italiano, o Português.
O Árabe escreve-se da direita para a esquerda e de cima para abaixo e não tem nem maiúscula nem caracteres de impressão diferentes das da caligrafia; tem 28 letras que se escrevem ligadas excepto 6.
• O alfabeto árabe é o 2º alfabeto mais usado no mundo depois do alfabeto latino.
• É a 5ª língua no mundo em termo de número dos falantes e previsto ser 3 língua mundial em 2050 depois do chinês e hindi segundo D. Gradol.
• É a 3ª língua no mundo em termo de número de países em que o Árabe é língua oficial;
• É a língua oficial de 25 países árabes (Arábia Saudita, Argélia, Bahrein, Comoros, Djibuti, Egipto, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Mauritânia, Marrocos, Omã, Palestina, Qatar, Somália, Sudão, Síria, Tunísia, Emirados Árabes Unidos, Iémen, etc.);
• É uma língua oficial/nacional /segunda língua em Chad, Eritreia, Israel, Mali, Senegal;
• É língua oficial em várias organizações internacionais como: as Nações Unidas, a Liga Árabe, a Organização da Conferência Islâmica, a União Africana, a União do Magreb Árabe, a Cruz Vermelha, a Crescente Vermelha.
Razões para aprender Árabe
1) Importância da Língua árabe na actualidade
O árabe é a língua oficial de 22 países e há bem mais de 300 milhões de falantes nativos desta língua; é também a língua litúrgica do Islão. É uma língua falada não apenas nos países árabes mas também existem grupos minoritários de falantes nativos em todo o mundo; é ainda uma língua falada por muitos emigrantes árabes na Europa (mais de 15 milhões), EUA e América do Sul.
2) O crescimento rápido da economia da região árabe
Hoje em dia, há uma procura considerável de funcionários falando Árabe como língua estrangeira, pois com a crescente influência da economia do Médio Oriente há muitas oportunidades para chegar a novos mercados, encontrar novos parceiros comerciais, oportunidades de negócios e clientes. Com um PIB que ultrapassa os 600 mil milhões de dólares, essa região (Médio Oriente e Norte de África) tem muito a oferecer ao mercado mundial, nomeadamente o europeu, a fim de criar boas relações comerciais.
Por isso é fácil para estudantes de Árabe encontrar emprego em áreas como educação, jornalismo, empresarial, finanças, traduções, formações técnicas…
3) Aprender Árabe ajuda a aproximar as culturas e civilizações
O ensino de Árabe para estrangeiros tem um papel fundamental na aproximação entre os povos e estabelecer uma via de diálogo entre culturas e civilizações, especialmente neste momento em que o ocidente é o lugar onde se encontra uma grande procura e abertura a língua árabe. Este objectivo destina-se a construir pontes de comunicação cultural através da publicação da língua e cultura árabe e islâmica entre vários povos e culturas.
4 – O Árabe é uma língua diferente
Aprender Árabe, além de ser pertinente, também é divertido como alfabeto, caligrafia, pronúncias diferentes, e leva a conhecer costumes diferentes, comida, música, cultura, pois também se torna fácil quando sabemos que muitas palavras portuguesas são de origem árabe (azeite, alface, alfaiate, alude, aldeia, fulano, resma …)
5 – Viagem e Turismo
Saber falar Árabe ajuda bastante os turistas e viajantes as diferentes países árabes a se comunicaram com facilidade com pessoas deste destino. O mundo árabe é agora um dos de mais rápido crescimento como destino dos ocidentais e é em particular uma região rica de patrimónios mundiais, cultura e paisagens diferentes (deserto, mar, montanhas…).
6 – Por razões académicas, linguísticas, culturais e investigação
O árabe é um pilar central da cultura árabe e da civilização arábico-islâmica, os investigadores em assuntos culturais, linguísticos, científicos relacionados com o Árabe e povos árabes devem aprofundar os seus conhecimentos na aprendizagem desta língua para poderem avançar melhor nos seus trabalhos.