Níveis & Avaliação


  • As duas licenciaturas do Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas serão actualizadas a partir de 2016-17, após conclusão do processo de acreditação pela A3ES. Esta reestruturação implica uma revisão geral dos níveis de língua estrangeira em todos os cursos. O ILNOVA irá acompanhar esta reforma no próximo ano lectivo, para podermos ter paralelismo total entre a oferta da FCSH e a do ILNOVA.

Veja aqui o novo mapa de níveis para 2016-17:

pdf-icon-1 niveis2016_17 (FCSHvsILNOVA)

pdf-icon-1 novo mapa de níveis do ILNOVA

  • De notar que também ser alterado o valor do ECTS para cada nível de um curso padrão de 60h. O novo valor será de 6 ECTS a partir de 2016-17 em todos os cursos de língua estrangeira quer no ILNOVA quer na FCSH.
  • Consequentemente, os cursos intensivos de 120h terão 12 ECTS; os cursos de 30h terão 3 ECTS.

SOBRE CRÉDITOS E NÍVEIS DAS DISCIPLINAS DO ILNOVA

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1. Toda a aprendizagem de línguas estrangeiras é certificada e poderá ser inscrita no Suplemento ao Diploma. O procedimento é o seguinte: o ILNOVA passa uma certidão comprovativa da frequência e conclusão de um determinado nível/disciplina, com o valor de 6 ECTS por unidade curricular; o estudante requer ao Conselho Científico da sua instituição que esses créditos sejam contabilizados no respectivo plano de estudos. Na FCSH, esse requerimento inicia-se com um pedido ao coordenador de curso tendo em vista essa creditação.

2. Cada nível de ensino corresponde a 60 horas lectivas (com avaliação incluída e correspondendo a um semestre lectivo), garantindo-se assim o reconhecimento internacional, uma vez que esta é a duração média de um curso recomendada pelo Conselho da Europa e o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: Aprendizagem, ensino, avaliação (QECR). Cada nível obtido corresponde a 6 ECTS. O ILNOVA não aceita inscrições em níveis para os quais os alunos apresentam certificados obtidos em cursos que não obedeçam aos requisitos do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, nomeadamente certificados de cursos de 20 horas, por exemplo. Um curso de 30 horas, como alguns cursos que o ILNOVA oferece, representa metade da aprendizagem necessária para aquisição de um nível de aprendizagem.

3. O ILNOVA não concede creditação de ECTS, porque só os órgãos científicos das respectivas faculdades o podem fazer. Por esta razão, não podemos garantir de forma absoluta que todos os conselhos científicos creditem os ECTS do ILNOVA. Objectivamente, é provável que isso aconteça, porque os níveis/disciplinas não presentes nas licenciaturas de Línguas têm o mesmo valor científico e pedagógico dos restantes, porém não compete ao ILNOVA fazer a creditação final.

4. O Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR) comum de onde todos os sistemas de níveis de língua partem está aqui: http://www.coe.int/t/dg4/linguistic/Cadre1_en.asp

5. Cada língua tem um sistema de níveis adequado à sua aprendizagem por um falante nativo de Português. Consulte a página respectiva ou o docente da língua que estuda.


REGULAMENTO DE AVALIAÇÃO  < Carregue abrir o PDF com o regulamento de avaliação do ILNOVA.


DIPLOMAS E CERTIFICADOS INTERNACIONAIS

 

Além dos certificados do ILNOVA, que serão acreditados para obtenção de créditos ECTS para todas as licenciaturas da UNL, os  alunos são preparados para a obtenção de diplomas internacionais, reconhecidos pelas principais Universidades do país de origem, com a UNL tem protocolos de investigação e ensino. Estes exames são organizados anualmente em mais de 60 países para cerca de 150.000 alunos. São reconhecidos em todo o mundo por estabelecerem uma garantia do nível de conhecimentos alcançado na língua estrangeira estudada. O ILNOVA estará associado a esta rede através dos institutos oficiais representados em Portugal. Para as línguas que não constam do quadro em baixo, também será possível requerer o exame internacional respectivo.

 

 

 


QUADRO DE REFERÊNCIA ALTE DOS EXAMES DE LÍNGUA

LANGUAGE A1
ALTE Breakthrough
A2
ALTE Level 1
B1
ALTE Level 2
B2
ALTE Level 3
C1
ALTE Level 4
C2
ALTE Level 5
CATALÀ Certificat de nivell bàsic de català Certificat de nivell elemental de català Certificat de nivell intermedi de català Certificat de nivell suficiència de català Certificat de nivell superior de català
DANSK Prøve i Dansk 1 Prøve i Dansk 2 Prøve i Dansk 3 Studieprøven
DEUTSCH Start Deutsch 1 Start Deutsch 2 Zertifikat Deutsch (ZD) Goethe-Zertifikat B2 Goethe-Zertifikat C1
(ZMP)
Zentrale Oberstufenprüfung (ZOP)
Kleines Deutsches Sprachdiplom (KDS)
ENGLISH Key English Test (KET) Preliminary English Test (PET) First Certificate in English (FCE) Certificate in Advanced English (CAE) Certificate of Proficiency in English (CPE)
ESPAÑOL Diploma de Español (Nivel Inicial) Diploma de Español (Nivel Intermedio) Diploma de Español (Nivel Superior)
EUSKARA Euskararen Gaitasun Agiria (EGA)
FRANÇAIS Certificat d’Etudes de Français Pratique 1 (CEFP1) (AF) Certificat d’Etudes de Français Pratique 2 (CEFP2) (AF) Diplôme de Langue Française (DL) (AF) Diplôme Supérieur d’Etudes Françaises Modernes (DS) (AF) Diplôme de Hautes Etudes Françaises (DHEF) (AF)
Diplôme d’Etudes en Langue Française DELF A1 (CIEP) Diplôme d’Etudes en Langue Française DELF A2 (CIEP) Diplôme d’Etudes en Langue Française DELF B1 (CIEP) Diplôme d’Etudes en Langue Française DELF B2 (CIEP) Diplôme Approfondi de Langue Française DALF C1 (CIEP) Diplôme Approfondi de Langue Française DALF C2 (CIEP)
ELLHNIKÅ BebaÈvsh EllhnomaqeiaÍ(Veveosi Elinomathias) Elinomathias Epipedo Eparkias
ITALIANO Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana, Livello 1 (CELI 1) Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana, Livello 2 (CELI 2) Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana, Livello 3 (CELI 3) Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana, Livello 4 (CELI 4) Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana, Livello 5 (CELI 5)
LËTZEBUER-GESCH Zertifikat Lëtzebuergesch als Friemsprooch (ZLaF) Éischten Diplom Lëtzebuergesch als Friemsprooch (1DLaF) Zweten Diplom Lëtzebuergesch als Friemsprooch (2DLaF) Ieweschten Diplom Lëtzebuergesch (IDL)
NEDERLANDS Staatsexamen Nederlands als Tweede Taal, Examen I (NT2-I); (CITO) Staatsexamen Nederlands als Tweede Taal, Examen II (NT2-II); (CITO)
Profiel Toeristische en Informele Taalvaardigheid (PTIT); (CNaVT) Profiel Maatschappelijke Taalvaardigheid (PMT); (CNaVT) Profiel Professionele Taalvaardigheid (PPT); (CNaVT) Profiel Academische Taalvaardigheid (PAT); (CNaVT)
NORSK Språkprøven i norsk for voksne innvandrere Test i norsk for fremmedspråklige Høyere nivå
PORTUGUÊS Certificado Inicial de Português Língua Estrangeira (CIPLE) Diploma Elementar de Português Língua Estrangeira (DEPLE) Diploma Intermédio de Português Língua Estrangeira (DIPLE) Diploma Avançado de Português Língua Estrangeira (DAPLE) Diploma Universitário de Português Língua Estrangeira (DUPLE)
SUOMI Suomen kieli, perustaso 1 Suomen kieli, perustaso 2–3, keskitaso 3 Suomen kieli, keskitaso 4–5, ylin taso 5 Suomen kieli, ylin taso 6 Suomen kieli, ylin taso 7–8
SVENSKA Sfi-provet Test in Swedish for University Studies (TISUS)

Os programas que irá utilizar no ILNOVA estão integrados nas normas de aprendizagem de línguas, reconhecidas em toda a União Europeia. Este facto é importante, pois significa que está a receber formação com base em níveis que foram normalizados no mundo inteiro. O Conselho da Europa definiu o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, onde se recomenda que todos os estudantes do Ensino Superior atinjam competências comunicativas interculturais em duas línguas estrangeiras. No ILNOVA, adoptámos as designações europeias que lhe permitirão que os seus certificados ILNOVA sejam imediatamente reconhecidos em todo o mundo e devidamente acreditados no seu Suplemento ao Diploma, se for um diplomado pela UNL.

Consulte aqui o Quadro de Referência adoptado no ILNOVA e adequado a todas as necessidades do estudante universitário europeu, para situar o seu nível de aprendizagem:

SIGLA Nível Competências quadro comum de referência (Conselho da Europa)
A1.1 Iniciação Capacidade de compreender e utilizar expressões familiares e correntes assim como enunciados simples que visam satisfazer necessidades concretas.
A1.2 Iniciação
A2.1 Elementar Capacidade para lidar e comunicar com vocabulário simples e habilidade para se expressar em contextos familiares.
A2.2 Elementar Forte
B1.1 Limiar Capacidade de compreender pontos essenciais quando a linguagem utilizada é clara em assuntos familiares, encontros no trabalho, escola, tempos livres, etc.
B1.2 Limiar Forte
B2.1 Vantagem Capacidade de exprimir-se de forma clara e pormenorizada sobre uma vasta gama de assuntos, emitir uma opinião sobre uma questão actual e discutir sobre as vantagens/desvantagens de diferentes argumentos.
B2.2 Vantagem Forte
C1.1 Autonomia Capacidade de compreender uma vasta gama de textos longos e complexos, assim como detectar significações implícitas. Capacidade de exprimir-se sobre assuntos complexos, de forma clara e bem estruturada, e de mostrar domínio dos meios de organização, de articulação e de coesão do discurso.
C1.2 Autonomia
C2.1 Mestria Capacidade de se exprimir de forma espontânea, fluente e precisa e de distinguir pequenas diferenças de sentido relacionadas com assuntos complexos.
C2.2 Mestria

§ Para o caso específico do Inglês, consulte a página respectiva.

§ Antes de se inscrever num curso, o estudante faz um teste de diagnóstico para avaliar o seu nível de conhecimentos.