Inglês


ingles_ilnovaA língua inglesa é uma língua indo-europeia que pertence ao ramo ocidental da família germânica, junto com o alemão e o neerlandês. É falada no Reino Unido, nos Estados Unidos, no Canadá, na Irlanda, na Austrália, na Nova Zelândia, na África do Sul, entre outros países. 336 milhões de falantes (e cerca de 220 milhões de falantes como segunda língua).

Quer:

  • alargar a sua capacidade de comunicar em inglês com confiança e sucesso;
  • desenvolver as suas competências para entender o Inglês escrito e falado;
  • expressar-se com maior fluência e precisão na língua inglesa;
  • praticar conversação e interacção em contextos realistas;
  • aumentar o seu conhecimento prático da gramática e do vocabulário da língua inglesa;
  • para efeitos de estudo, trabalho, viagens ou lazer, aperfeiçoar as suas competências linguísticas e aprender os modos como a língua, o pensamento e a cultura estão interligados;
  • melhorar as suas competências de leitura, escrita, fala e escuta em Inglês;
  • ou, talvez, simplesmente estimular ou actualizar o que já aprendeu?

Os nossos cursos de Inglês de nível básico (A), intermédio (B) e avançado (C) vão ajudá-lo a alcançar os seus objectivos e a comunicar com mais confiança.

Do you want to:

  • extend your capacity to communicate confidently and successfully in English
  • develop your abilities to really understand written and spoken English
  • express yourself with greater fluency and accuracy in the language
  • practise your conversation and discussion skills in realistic contexts
  • increase your working knowledge of English grammar and vocabulary
  • learn more of how thought, culture and language inter-relate for study, work, travel, social or entertainment purposes
  • improve your reading, writing, speaking and listening skills in English
  • or perhaps simply mobilise or freshen up what you have already learned?

Then our regular English language courses at elementary (A), intermediate (B) and advanced (C) levels can help you to achieve your goals and communicate with confidence.


Horários 2º Semestre 2023/24

P = Presencial | SP = Semi-Presencial | EaD = Ensino a Distância |               M = Turma Mista*

*alunos poderão assistir à aula presencialmente ou a distância.

EaD A1.1 (Turma A) – 2ª e 4ª das 12h às 14h | Prof. José Santos

M A1.1 (Turma B) – 3ª e 5ª das 14h às 16h | Prof. José Santos

M A1.1/A1.2 – 2ª e 4ª das 20h às 22h | Prof. José Santos

M A2.0/A2.1 – 3ª e 5ª das 20h às 22h | Prof. José Santos

MA2.1/A2.2 – 2ª e 4ª das 16h às 18h | Prof. José Santos

M B1.0/B1.1 (Turma A) – 2ª e 4ª das 18h às 20h | Prof. José Santos

M B1.0/B1.1 (Turma B) – 3ª e 5ª das 16h às 18h | Prof. José Santos

P – B1.2/B2.0 (Turma A) – 3ª e 5ª das 16h às 18h | Profª. Cláudia Pereira

M – B1.2/B2.0 (Turma B) – 3ª e 5ª das 18h às 20h | Prof. José Santos

M B2.1/B2.2 – 2ª e 4ª das 16h às 18h | Prof. Rui Azevedo

M B2.2/C1.1 – Sáb. das 9h às 13h | Prof. Rui Azevedo

M C1.1/C1.2 – 2ª e 4ª das 18h às 20h | Prof. Rui Azevedo

EaDB2/C1+* – 3ª e 5ª das 12h às 14h | Profª. Rima Prakash | Início a 5 de Março

EaD Preparação FCE (36h) – 2ª das 18h às 22h | Profª. Brígida Henriques

EaD Preparação CAE (36h) – 4ª das 18h às 22h | Profª. Brígida Henriques

EaD Preparação CPE (36h) – 3ª das 18h às 22h | Profª. Brígida Henriques

EaD Inglês Jurídico (30h) – 2ª das 18h às 20h | Prof. Ian Merrilees

EaDConversação* (30h) – 5ª das 12h às 14h | Profª. Rima Prakash | Início a 7 de Março

 

 

*Nota B2/C1+: São aceites alunos de nível superior a C1.1.

*Nota Conversação: Nível mínimo: B2.

 

 

 

Nota Cursos Semi-Presenciais: O dia sublinhado será o dia de aulas presenciais na FCSH. 

Cursos de 4h (1 vez por semana) terão aulas presenciais semana sim, semana não. 

 

 

1 – Desde que exista um nº mínimo de 5 alunos, o ILNOVA pode abrir uma turma em qualquer nível ou curso técnico.

2 – Caso não possa frequentar nenhum destes horários envie um formulário de inscrição e nas observações coloque a sua disponibilidade.

3- As aulas de inglês são dadas em subgrupos, os professores dão as restantes informações na 1ª aula.

4- A ficha de inscrição deverá ser preenchida apenas com um dos níveis.


Horários 1º Semestre 2023/24

P = Presencial | SP = Semi-Presencial | EaD = Ensino a Distância |               M = Turma Mista*

*alunos poderão assistir à aula presencialmente ou a distância.

EaD A1.1 (Turma A) – 2ª e 4ª das 14h às 16h | Prof. José Santos

P A1.1 (Turma B) – 2ª e 4ª das 20h às 22h | Prof. José Santos

EaD A1.2/A2.0 – 3ª e 5ª das 20h às 22h | Prof. José Santos

EaDA2.1 – 3ª e 6ª das 16h às 18h | Prof. José Santos

P A2.2/B1.0 (Turma A) – 2ª e 4ª das 18h às 20h | Prof. José Santos

P – B1.1/B1.2 (Turma A) – 3ª e 5ª das 16h às 18h | Profª. Cláudia Pereira

EaD B1.1/B1.2 (Turma B) – 3ª e 5ª das 18h às 20h | Prof. José Santos

M B2.0/B2.1 (Turma A) – 2ª e 4ª das 16h às 18h | Prof. Rui Azevedo

M B2.1/B2.2 – Sáb. das 9h às 13h | Prof. Rui Azevedo

M B2.2/C1.1 (Turma A) – 2ª e 4ª das 18h às 20h | Prof. Rui Azevedo

EaDB2.2/C1.1 (Turma B) – 3ª e 5ª das 12h às 14h | Profª. Rima Prakash

EaD Preparação FCE (36h) – 2ª das 18h às 22h | Profª. Brígida Henriques

EaD Preparação CAE (36h) – 4ª das 18h às 22h | Profª. Brígida Henriques

EaD Preparação CPE (36h) – 3ª das 18h às 22h | Profª. Brígida Henriques

EaD Inglês Jurídico (30h) (Turma A) – 2ª das 18h às 20h | Prof. Ian Merrilees

EaD Inglês Jurídico (30h) (Turma B) – 4ª das 18h às 20h | Prof. Ian Merrilees

 

Nota Cursos Semi-Presenciais: O dia sublinhado será o dia de aulas presenciais na FCSH. 

Cursos de 4h (1 vez por semana) terão aulas presenciais semana sim, semana não. 

 

IMPORTANTE: Caso as faculdades voltem a encerrar todas as turmas passarão para EaD durante esse período.

 

1 – Desde que exista um nº mínimo de 5 alunos, o ILNOVA pode abrir uma turma em qualquer nível ou curso técnico.

2 – Caso não possa frequentar nenhum destes horários envie um formulário de inscrição e nas observações coloque a sua disponibilidade.

3- As aulas de inglês são dadas em subgrupos, os professores dão as restantes informações na 1ª aula.

4- A ficha de inscrição deverá ser preenchida apenas com um dos níveis.

2º Semestre 2023/24

DatasHorário
18/0116h - 17h45
19/0117h - 19h45
25/0116h - 17h45
26/0117h - 19h30
01/0216h - 19h45
02/0217h - 19h30
06/0216h - 19h45
09/0217h - 19h30
15/0219h30 - 20h30
16/0217h - 19h30

 

NOTA:  Os testes de aferição de nível estão a decorrer online.
O pedido deve ser feito com o mínimo de 48h de antecedência, através dum requerimento no site https://inforestudante.ilnova.fcsh.unl.pt/ – poderá especificar o dia e/ou hora a que prefere fazer o teste, sendo que receberá depois a confirmação da marcação. Caso não haja vaga, será sugerido um horário ou dia diferentes.

O pagamento dos 18,50€ do teste é feito através de transferência bancária – os dados estarão disponíveis no final do requerimento, no entanto poderá solicitar os mesmos através do email ilnova@fcsh.unl.pt.

O teste terá a duração de cerca de 1 hora. As entrevistas orais são marcadas a cada 15 minutos.

Este teste não confere a atribuição de um certificado de competência linguística, pois trata-se somente de um teste de aferição.

Creative Writing (30h) – Prof. David Swartz – Ver programa

Custo:

Aplica-se a taxa de inscrição correspondente, caso seja a 1ª inscrição num curso de Inglês.

A propina do curso aplica-se a dos cursos técnicos, que poderá verificar na página de Preços.

 


Academic English (30h) – Prof. Bernardo Palmeirim – Ver programa

Inglês Empresarial / Business English for Secretaries – Nível de entrada B1 (curso de 30 horas) – docente: Prof. Dr. Rui Azevedo.

Inglês para a Saúde / English for Health Sciences (30h) – Clique aqui para o programa do curso:  B1/B2

Inglês Jurídico (30h) (Drª Brígida Henriques)

  • Objectivos Específicos do Inglês Jurídico: Proporcionar uma introdução ao vocabulário jurídico na língua inglesa; Compreensão de textos jurídicos; Discussão oral de casos jurídicos; Prática da escrita no contexto legal; Aprendizagem de conteúdos gramaticais dentro do contexto legal;
  • Conteúdos do curso: Introdução do sistema jurídico (tribunais, procedimentos); Uma carreira na área do direito (The practice of Law); Direito dos contratos (Contract formation, Contract remedies, Assiggnment and third party rights); Delitos civis (Tort law); Direito das sociedades (Company law, Company formation, Company management and capitalisation).

Cursos de Preparação

  • Preparação para o exame internacional First Certificate in English (FCE) (36h) (Drª Brígida Henriques)
  • Preparação para o exame internacional Certificate of Advanced English (CAE) (36h) (Drª Brígida Henriques)
  • Preparação para o exame internacional Certificate of Proficiency in English (CPE) (36h) (Drª Brígida Henriques)
  • Preparação para o exame internacional TOEFL (36h) (Drº Rui Azevedo)
  • Preparação para o exame internacional IELTS (36h) (Drº Adrian L’Estrange)

English Pronunciation Workshop

  • this workshop is aimed at foreign speakers of English with a working knowledge of the language and wo would like to learn and practice spoken English and have a clearer pronunciation. The aim is not to brush off your foreign accent but to make you more intelligible and fluent in speech.

Check the programme here

 

Oral presentations – From text to speech – Develop your oral presentation skills!

This course is aimed at anyone who would like to practice and improve their skills in presenting to small or big audiences in a professional or academic setting. The course covers the drafting of a presentation from text to preparation of script, handouts and slides, and techniques for an effective delivery of the presentation, such as body language, public speaking and rhetorical techniques.

Check the programme here

 

Get a job – CVs, Cover Letters and Interviewing

This course is aimed at anyone looking for new job opportunities or people who would like to keep their CVs updated according to current trends for professional or academic purposes. It includes general guidelines for writing a CV and all the correspondence related to job applications, and speaking practice of different types of interviews. The result should be a profile package for each person attending the course.

Check the programme here

Pronunciation in English – 1º Semestre 21/22

Curso de 30h sem equivalência de ECTS.

Nível mínimo: B2

Custo Semestral 30h 70€

 

Programa em breve.

Os níveis de Inglês têm uma progressão distinta das restantes línguas, porque se trata de uma aprendizagem que na sua acreditação internacional também se rege de forma distinta. Adequámos os níveis de Inglês aos padrões internacionais de progressão da aprendizagem nesta língua, de acordo com a estimativa de uma média de 60 horas de aulas por cada nível. Assim, o nosso quadro baseia-se na convicção de que um estudante leva 120 horas para completar o nível A1, 180h para o A2, 180h para o B1, etc., sendo estes níveis sempre níveis de saída e a denominação dos cursos em termos de preparação para a respectiva saída.

Níveis oferecidos
Diplomas INTERNACIONAIS Licenciaturas de Línguas com Inglês

(FCSH)

Níveis do ILNOVA
Níveis de iniciação e limiar, exclusivos do ILNOVA Inglês A1.1 + A1.2 120h NÍVEL ELEMENTAR
KET – KEY ENGLISH TEST (A1) Inglês A2.0 180h
Inglês A2.1
Inglês A2.2
Inglês B1.0 180h NÍVEL INTERMÉDIO
Inglês B1.1
PET – PRELIMINARY ENGLISH TEST (B1) Inglês B1.2
Inglês B2.0 180h
Níveis presentes nas licenciaturas actuais da FCSH e equivalentes no ILNOVA Cambridge FCE I Inglês B2.1 Inglês B2.1
Cambridge FCE II Inglês B2.2 Inglês B2.2
Inglês C1.1.1 120h NÍVEL AVANÇADO
Cambridge CAE I Inglês C1.1.2 Inglês C1.1
Cambridge CAE II Inglês C1.2 Inglês C1.2
Inglês C2.1 Inglês C2.1 180h
Níveis presentes nas licenciaturas iniciadas antes de 2006-07 Cambridge CPE I Inglês C2.2
Cambridge CPE II Inglês C2.3
1 semestre = 1 curso/nível de 60 horas
  • O ILNOVA prepara os estudantes que desejem obter um certificado internacional reconhecido pela Universidade de Cambridge.
  • Oferecemos também a certificação simples do estudo do Inglês, para quem não necessite do certificado internacional.
  • Note que o ILNOVA apenas organiza cursos de preparação para os exames internacionais de Inglês. A organização destes é da responsabilidade da FCSH/British Council.
adrianAdrian L’Estrange

Royal Society of Arts Diploma in the Teaching of English as a Foreign Language (University of Southampton); Postgraduate Certificate in Education; MA Psychology (University of Dundee, Scotland). Teacher of English and Teacher Trainer for the British Council in Valencia, Spain 1978-’87, Lisbon Portugal 1988- 91 & 1994- 98, Bangkok Thailand 1991-93; Teacher on MBA programme, University of Commerce, Bangkok, Thailand;Teacher of English, Hong Kong 1987; English “Leitor”, FCSH, Universidade Nova de Lisboa, 1998 -2008. Teacher of English online (E-learning) Universidade Aberta, Lisbon, Oct. 2010 – present


RimaRima Jay Prakash

An academic background in Psychology, altogether with a Postgraduate Certificate in Education (PGCE) and a Certificate in English Language Teaching to Adults (CELTA) has resulted in various experiences from working with dyslexia, ADHD and bilingual students to English as a Foreign Language teaching. My professional path in EFL began with teaching young learners, almost twelve years ago. I currently manage a language school that provides English as an extracurricular activity to many private schools within the area of Lisbon. This involves recruiting and managing ELT teachers and providing teacher training as well as organising courses and selecting materials. My experience with teaching adults is both within General and Business English. Having begun teaching at undergraduate level at a Business school I went on to working in Ilnova, a language institute in Universidade Nova de Lisboa. I am also teaching English to first year Masters students at the Faculty of Medicine at the aforementioned university. Moreover, I have recently had the opportunity to endeavour in a PhD in Education that has allowed me to merge both my interest and fascination for special needs education and English as a Foreign Language


RAzevedoRui Azevedo

Rui Vitorino Azevedo was born and raised in Lowell, Massachusetts (USA). He holds a B.A. from Clark University where he double majored in Languages and International Relations. He has been teaching English (both general and for specific purposes) for over 15 years at different universities throughout Lisbon. Some of the courses he has taught include Business English, English for Health Sciences, Nursing, Law, and the Social Sciences, among others.

In addition to his work at ILNOVA he is a lecturer of English and Translation at the Faculty of Letters, University of Lisbon. He is also a PhD candidate in Literary and Cultural Studies at that same faculty and has carried out research at ULICES (the University of Lisbon Centre for English Studies) since 2009. His areas of interest include contemporary American literature and culture, with a particular emphasis on immigration, ethnicity and identity in (Portuguese-American) autobiography. He is also passionate about translation and works as a freelance translator.


Cláudia Pereira

Cláudia studied Linguistics at FLUL and started working life as a Research Assistant for Centro de Linguística da Universidade de Lisboa in the areas of Psycholinguistics and Phonetics. She then started teaching and for the past 20 years has taught General and Academic English as well as Technical English (such as English for Finance, the Aviation Industry, the Pharmaceutical Industry, Medical Sciences, IT and Tourism&Hospitality). She worked in Belgium, Holland and in Portugal and she is now an English Lecturer in FLUL as well as an English teacher for ILNOVA and a trainer in behavioural courses for her own company, Circunflexo. Her main focus is on Business English, in areas such as Presentations, Meetings and Negotiations. She has a C.E.L.T.A. from Cambridge University and has taught courses of preparation for the Cambridge exams and IELTS. Her work as a linguist includes positions as Linguistic Consultant for Letrário, Language Specialist in the development of text-to-speech technology in Belgium, and Portuguese Language Specialist for Microsoft and Nuance in the U.S.A.


Ian Merrilees

Bacharelato (pré-Bolonha) pela Universidade de Sheffield em Filosofia, e mestrado em Direito Europeu pela Universidade de Leeds, em Inglaterra. A partir dos anos 1990, ensinou Direito Europeu, Direito Internacional Público, e várias disciplinas sobre Direito Inglês (constitucional, contrato, delito civil) em universidades do Reino Unido e da Nova Zelândia. Além disso, leccionou cursos na Faculdade de Artes e Letras da Open University em Inglaterra e na Escócia.

Escreveu sobre o referendo de independência escocesa de 2014, e sobre as suas ramificações no Direito Comunitário. Contribuiu para publicações sobre a regulamentação do vício em França e Inglaterra no século XIX. Encontra-se actualmente a trabalhar num livro sobre o direito da indústria musical.


Katie Gray Craven

After completing three undergraduate degrees (in Business Administration, Portuguese and Latin American Studies) from the University of Tennessee, Knoxville in the U.S.A, Katie Gray Craven stumbled into an English language classroom to earn small change while living in Brazil and discovered a passion for teaching. She has taught English, Portuguese and Spanish in a wide range of contexts, from pre-schools, to language institutes, to private companies, to universities in the U.S., Brazil and Portugal. Her M.S. in Foreign Language Education with Honors from the University of Tennessee, Knoxville included coursework completed at the Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil, where she continues to have professional contacts. In her early years in Lisbon, she worked as an Assistant Director of Studies at Cambridge School, Portugal where she particularly enjoyed helping design their first blended learning curriculum, mentoring young teachers and designing English for Special Purposes curricula. She currently works as a freelance English instructor, Portuguese-English translator and academic editor. In her free time, she organizes literary salons and is revising a historical fiction novel set in the town of Gray, Tennessee. She is excited to return to teaching in an academic environment.


Robert George Butler

Robert Butler is a versatile Teacher, Facilitator and Guide with a strong background in English language teaching and a passion for guiding and mentoring individuals. With expertise in various teaching skills, Robert has lectured undergraduate students in English translation and literature, conducted Cambridge exam training for CPE, CAE, and FCE, and prepared students for the IELTS exam.

Robert holds various qualifications, including a Diploma in Teaching English to Speakers of Other Languages, CELTYL, TESOL, Post Graduate Diploma in Social Work from the University of Wales and a BSc (Hons) in Sociology and Politics from the University of Plymouth.

Robert has held teaching positions at FCSH – Universidade Nova de Lisboa and the British Council in Lisbon, Porto, and Tunis. He has also worked in the U.K and Australia, teaching pre-sessional English courses.

Robert has been involved in various projects as an author, including books such as “Hidden Beaches,” “Beyond Lisbon,” and “Além Lisboa.” He has also served as a lead guide for Sintra Treks and conducted nature therapy hikes and nature fix programs for children in schools.

QUADROS COMPARATIVOS DOS DIFERENTES EXAMES E NÍVEIS DO CEFR

  • O Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR) comum de onde todos os sistemas de níveis de língua partem está aqui: http://www.coe.int/t/dg4/linguistic/Cadre1_en.asp.
  • Cada língua tem um sistema de níveis adequado à sua aprendizagem por um falante nativo de Português. No caso do Inglês, o quadro de níveis é o seguinte (aplicável a partir de 2016-17):
  • Inglês A1.1
  • Inglês A1.2
  • Inglês A2.0
  • Inglês A2.1
  • Inglês A2.2
  • Inglês B1.0
  • Inglês B1.1
  • Inglês B1.2
  • Inglês B2.0
  • Inglês B2.1
  • Inglês B2.2
  • Inglês C1.1
  • Inglês C1.2
  • Inglês C1.3
  • Inglês C2.1
  • Inglês C2.2
  • Inglês C2.3