Hindi


hindi

O hindi (ou híndi, ou ainda índi) é uma língua indo-ariana falada por 70% dos indianos, principalmente no norte, centro e oeste da Índia. É parte de uma continuidade dialetal da família indo-ariana.

1hindi

Horário 1º Semestre 2017/18

Brevemente.

 

Nota – Desde que exista um nº mínimo de 5 alunos, o ILNOVA pode abrir uma turma em qualquer nível ou curso técnico.

Durante milhares de anos, o Sanskrit foi a língua da elite indiana, sendo nessa que os livros épicos e sagrados foram escritos. O Hindi, actualmente falado por mais de 500 milhões de pessoas, não passava dum dialecto pertencente ao povo. Entre as duas camadas sociais, o diálogo era, quase, inexistente. Os Brahmins, classe sacerdotal e a mais importante no sistema de castas, detinham todo o poder espiritual e cultural. Os Xatriyas, classe nobre e guerreira, governavam o país. Restam duas classes, a dos Vaixya/Vaixravas e Xúdras, respectivamente, comerciantes e servos, que não tinham qualquer estatuto nem poder de decisão.

Foi no decurso da conquista Muçulmana que tanto Brahmins como os Xatriyas ao se confrontarem com as conversões generalizadas das classes mais baixas ao Islamismo, sentiram necessidade de diálogo e duma maior aproximação, afim de não verem esbater a sua influência. Surge, então, a obrigação de transformar o Hindi numa língua, uma vez que não era possível ensinar o Sanskrit às castas baixas. Foi assim que ganhou o estatuto de língua, que se foi enriquecendo gradualmente, recebendo até palavras provenientes do Sanskrit. Em semelhança, proceder-se-á da mesma forma com a chegada dos Muçulmanos na Índia. A sua língua oficial era o Árabe, posteriormente passa a ser o Persa. Estes, em vez de “impingirem” a sua língua, (que continuava oficial na corte,) na sociedade indiana, optam por aprender Hindi e enriqueceram-no com as palavras de ambas as línguas. Mais tarde, com a ocupação Inglesa, a língua recebe as palavras inglesas. Resumindo, o Hindi é composto por Sanskrit, Persa, Árabe e Inglês entre muitas outras línguas existentes ou extintas.

Esta língua, enquanto falada tanto por Hindus como por Muçulmanos, apresenta poucas diferenças. Mas na escrita são empregues alfabetos diferentes. Os primeiros usam o alfabeto Devanaagri (escrita do Deus) e os Muçulmanos, utilizam o alfabeto Árabe, sendo este Hindi conhecido por Urdu.

hindi1

Proporcionar aos alunos o domínio básico da Língua Hindi tanto ao nível da escrita como da conversação.

Contribuir para o conhecimento geral da Cultura Indiana (integrada no curso de língua), para o alargamento de horizontes e partilha de experiências Inter-Culturais.

hindi2

ahmad

Dr. Afzal Ahmad

Desde 1976, interessou-se pela História e Cultura Portuguesa obtendo o seu primeiro grau de doutoramento pela Universidade de Baroda, (Índia), em 1985, com a tese, História económica e social Indo-Portuguesa. Recebeu outro grau de Doutor pela Universidade de Londres em 2006, com a tese História das Relações Diplomáticas entre Portugal e a Índia.

Possui também mestrado em “História e Cultura Indiana”, inclusive
Literatura Hindí, pela faculdade de Letras da Universidade de Gorakhpur, do Estado de Uttar Pradesh, (Índia).

Desde 1991 tem leccionado em várias universidades portuguesas as cadeiras de História Diplomática Portuguesa, História Económica e Social, e Pensamento Político, entre outras nos departamentos de Ciência Política e Relações Internacionais.

QUADROS COMPARATIVOS DOS DIFERENTES EXAMES E NÍVEIS DO CEFR

  • O Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR) comum de onde todos os sistemas de níveis de língua partem está aqui: http://www.coe.int/t/dg4/linguistic/Cadre1_en.asp.
  • Cada língua tem um sistema de níveis adequado à sua aprendizagem por um falante nativo de Português. No caso do Hindi, o quadro de níveis é o seguinte (aplicável a partir de 2016-17):
  • Hindi A1.1
  • Hindi A1.2
  • Hindi A2.1
  • Hindi A2.2
  • Hindi B1.1
  • Hindi B1.2
  • Hindi B2.1
  • Hindi B2.2
  • Hindi C1.1
  • Hindi C1.2
  • Hindi C2.1