Coreano


15

A língua coreana é a língua oficial da Coreia, tanto a do Norte como a do Sul. O sistema de escrita coreano é chamado de hangul, que é um alfabeto fonético e o hanja, constituído por caracteres sino-coreanos. O alfabeto coreano constitui-se de palavras silabárias. Uma sílaba pode ser possuidora de um batchim ou não e uma sílaba pode conter no máximo quatro letras. O hangul é um alfabeto inventado na dinastia do Rei Sejong por volta de 1214, que encomendou o alfabeto a universitários, pois até então na Coreia só se usava o hanja (caracteres chineses). Este alfabeto foi rejeitado no começo por letristas que achavam mais sofisticado usar os caracteres chineses e só se popularizou no começo do século XX, com a chegada da educação em massa na Coreia. O hangul ao contrário dos caracteres japoneses (hiragana e katakana) compõe-se verdadeiramente de consoantes e vogais, formando um alfabeto de fato.

Atualmente o coreano é muito estudado por fãs da Hallyu – a onda coreana – com grupos no Brasil, México, Japão, China, Estados Unidos e Europa.

O ILNOVA não terá Coreano a funcionar no ano lectivo 19/20.

1º Semestre 2019/20

  • Indisponível

Para marcação de teste de nível entre em contacto com o secretariado por telefone ou via email.

 

NOTA: O teste de nível tem um custo de 15€ e deverá ser marcado com antecedência através de email ou contacto telefónico. Este teste não confere a atribuição de um certificado de competência linguística, pois trata-se somente de um teste de aferição. O teste demora cerca de 1 hora, incluindo parte escrita e oral.

Visite o programa de Coreano:

Programa Coreano A

Drª. Young Sun Kim

Licenciada em Fiber Arts pela Faculdade de Belas Artes na Universidade Ewha, de Seoul, na Coreia do Sul em 1993. Frequentou o Curso de Língua Portuguesa no nível Inicial, Elementar, Intermédio e Avançado na Universidade de Lisboa e no nível de Mestria na Universidade Nova de Lisboa. Desde 2008, professora na Escola coreana em Lisboa. Em 2010 formadora do Curso de coreano na LG Electronics Portugal, S.A.2014-1016 Licenciada em Língua Coreana e Cultura na Digital Seoul Culture Arts University.

Professora certificada pela NIKL(National Institute of the Korean Language).

 


 

Dr. Taeho Nam

Licenciado em E-business pela Faculdade de Business na Universidade Ajou, na Coreia do Sul em 2010. Trabalhou alguns anos, desde 2009 até 2015, na Coreia. Entre 2014 e 2015 trabalhou num Canal de Televisão: Jeju Broadcasting; 2013/2014: HIRA (Serviço de avaliação e análise seguros de saúde); 2010/2012: União de Crédito dos Professores; 2009: COEX. Frequentou o Curso de Língua Portuguesa no nível Avançado na Universidade de Lisboa. Tem andado a frequentar um mestrado em Tradução na FLUL. Licenciado em Ensino de coreano como língua estrangeira pela a National Institute of the Korean Language (NIKL) em 2018. Professor certificado pela National Institute of the Korean Language(NIKL). Certificado também em História coreana através de National Institute of Korean History (NIKH).

QUADROS COMPARATIVOS DOS DIFERENTES EXAMES E NÍVEIS DO CEFR

  • O Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR) comum de onde todos os sistemas de níveis de língua partem está aqui: http://www.coe.int/t/dg4/linguistic/Cadre1_en.asp.
  • Cada língua tem um sistema de níveis adequado à sua aprendizagem por um falante nativo de Português. No caso do Coreano, o quadro de níveis é o seguinte (aplicável a partir de 2016-17):
  • Coreano A1.1
  • Coreano A1.2
  • Coreano A2.1
  • Coreano A2.2
  • Coreano B1.1
  • Coreano B1.2
  • Coreano B2.1
  • Coreano B2.2
  • Coreano C1.1
  • Coreano C1.2
  • Coreano C2.1